Setembro 2013 : Capítulo Provincial

Começou na manhã desta quinta-feira, o XX Capítulo da Província de São Paulo. Durante os dias que seguem, até sábado(31), será feita a avaliação da caminhada missionária, apresentada por áreas: Ação Missionária, Educação, Ação Social, Formação e Juventudes e Economia Solidária.

Ir. Aneli Maria Merini deu abertura ao Capítulo. Em suas palavras, disse: "somos impulsionadas pelo vento do Espírito, como mulheres a caminho, a buscar o que Deus quer de nós, e a nos colocar à disposição de deixar que sua vontade se realize.

Presente também neste capítulo, Equipe de Animação Geral deu as boas vindas às capitulares, expressando sua alegria de estar no Brasil, comprometendo-se a uma presença de escuta e de colaboração no discernimento.

Leia o texto de abertura, por Ir. Aneli Merini.

 

ABERTURA DO XX CAPÍTULO PROVINCIAL DA PROVÍNCIA DE SP

Queridas Irmãs,

 

Como é bom estarmos aqui para mais uma vez, juntas, rever nossa caminhada de província. Recordo, hoje, palavras que nos vêm de nossa fonte congregacional, numa data que constitui um dos ícones de nossa espiritualidade e inspiro-me na Bem Aventurada Emilie às primeiras missionárias, para dizer-lhes com alegria: “que momento memorável... que grande vantagem para a alma que é chamada...deem-lhes, portanto,  contínuas ações de graças e correspondam sempre o melhor possível a tanto amor”.

Com efeito, este é um momento de contínua ação de graças para nossa província. Sim, porque cada término e cada começo é ocasião de dizer a Deus, com toda a nossa capacidade expressão: obrigada, Deus presente, porque sentimos que vais conosco pelos caminhos que nos indica e que nos pede para trilhar.

Sejam todas bem vindas, irmãs! Sejam bem-vindas com um carinho muito especial, queridas irmãs da Equipe Geral, que estarão imersas nestes dias de reflexão profunda,  de oração e de tomada de decisões.

Muito temos a agradecer a Deus, por tudo o que pudemos realizar juntas, com a colaboração de cada uma, deixando nossa marca na história destes mais de 50 anos da Província de São Paulo.

Como membros da Igreja, somos também participantes de um acontecimento ímpar, com a renúncia do Papa emérito Bento XVI, algo que pareceu surpreendente, mas que se converteu, aos olhos da fé, em signo de despojamento e coragem humilde de dizer: aonde não consigo mais ir, deixo que Deus vá por mim, na pessoa de quem Ele quiser.

E o Espírito Santo renovador da vida e a missão apostólica desta mesma igreja, também nos presenteou com a coragem do Papa Francisco, que com um carisma especial abre portas e incentiva o diálogo, a aproximação, o estar com os pobres, o ser pobre e ao Testemunho de vida no amor e mais ainda, ao testemunho entusiasmado da vida cristã ao mundo de hoje. Este novo cenário que desponta nos dá esperança,  nele nos sentimos acolhidas e confirmadas em nosso carisma: ir aos pobres, estar com eles, trabalhar por sua dignidade.

Caminhamos à luz do Projeto: “Abrindo Fronteiras Construindo pontes” e foi à luz dele e do nosso Projeto de Província que avaliamos nossa caminhada nestes 5 anos. E queremos continuar em comunhão com o novo projeto de nossa congregação que nos fala de um discipulado a caminho, itinerantes e interculturais, a partir de uma mística missionária que sai ao encontro e abraça a vida.

Este capítulo será para nós, ocasião de:

1.Avaliar nossa caminhada de Missão destes 5 anos;

2.Discernir e eleger a Equipe que dará continuidade à animação da província;

Somos impulsionadas, pelo vento do Espírito e pela experiência pascal, como mulheres sempre a caminho, a buscar o que Deus quer de nós e a nos colocar à disposição de  deixar que sua vontade se realize.

Que Maria, a nossa Mãe Imaculada, nos ajude a nos colocarmos numa atitude de escuta ao Espírito Santo e de muita abertura ao projeto de Deus para nossa província, neste momento favorável.

Convido agora a Ir. Núria Bayó nossa animadora geral, para fazer o uso da palavra, como instância que nos articula e nos congrega como membros de uma mesma família.

Ir. Aneli Merini