Papo Conectado

A adolescência e a juventude são etapas do desenvolvimento humano que se caracterizam, entre outros aspectos, como momento propício para criar vínculos, sonhar e desenhar aquilo que deseja ser e realizar. 

Desejosos de identificação com grupos, assuntos e projetos afins, os adolescentes e os jovens são os sujeitos que anseiam descobrir e marcar seu lugar no mundo.  Alguns estudiosos do fenômeno juvenil definem como como sendo ao mesmo tempo uma fase da vida, uma força social renovadora e um estilo de existência. 

O projeto de formação da Congregação das Irmãs da Imaculada Conceição de Castres, as escolas da Rede Azul/SP têm, dentre as suas prioridades, incentivar o protagonismo juvenil e possibilitar espaços para que os jovens possam discernir e elaborar seu projeto de vida.

No contexto da pandemia, algumas atividades presenciais passaram a ser feitas com o suporte das ferramentas e dos recursos tecnológicos. Assim aconteceu com o Papo Conectado, iniciativa de encontros virtuais organizados pelas Equipes de Animação da Pastoral Juvenil e vocacional da Província de São Paulo, para os quais adolescentes e jovens de grupos paroquiais e os estudantes da Rede Azul, com quem as Irmãs estão em missão foram convidados.

Os temas dos encontros “Meu lugar no mundo, Onde está o teu tesouro e Tenho um coração inquieto” trouxeram reflexões e debates sobre o sentido da vida, sobre o modo como escolhemos estar no mundo e sobre os movimentos que mobilizam sonhos, expectativas e atitudes propositivas para transformá-lo em lugar melhor para todos, cada um a partir de nossas potencialidades, nossa vocação. Cerca de cento e cinquenta pessoas participaram dos encontros virtuais, em diferentes regiões do país.