VOCAÇÃO, CHAMADO DE DEUS!

 

A vocação é um dom recebido de Deus, que de forma particular Ele oferece para cada ser humano. Esse chamado vai além da nossa capacidade de realizá-lo; porém, Deus em sua gratuidade nos dá as graças para concretizá-lo em nossas vidas.

 

A partir da fé, a pessoa sente através dos toques, dos sinais, o convite que Deus lhe faz. Esse não vem como um projeto pessoal, com lista de tarefas a serem cumpridas, mas como uma convicção interna a partir de um relacionamento único, pessoal e insubstituível com o Senhor.

 

A acolhida desse chamado depende exclusivamente de cada um/uma de nós, que livremente poderá aceitar entregar-se totalmente para viver os planos que Deus tem preparado antes mesmo de existirmos. Na Bíblia, encontramos muitos chamados que Deus tem feito às pessoas. A cada pessoa que chama para a vida, Deus indica uma missão. Assim aconteceu com Maria, com Madalena, com Samuel, com outros profetas, com os/as discípulos/as, e tantos outros. Vejamos o caso de Jeremias: a Bíblia traz um belíssimo texto de sua vocação, que está em Jr 1,4-10. Esse chamado é um modelo para nós, batizados, seguidores de Jesus, como fonte de inspiração e também como um meio para que também escutemos a voz de Deus que continua nos falar e nos chamar através de sua Palavra. Assim como Jeremias, somos chamados a acolher essa Palavra: “Antes de formar você no ventre da sua mãe, eu o conheci!” (1,5). Um chamado à vida Somos filhos e filhas de um Deus que nos quis, isso é maravilhoso, saber que não somos frutos do acaso. O Papa Francisco nos fala que “fomos concebidos no coração de Deus e, por isso, cada um de nós é fruto de um pensamento de Deus. Cada um de nós é querido, cada um de nós é amado, cada um é necessário” (Laudato Si 65). Esse é o primeiro chamado que recebemos: a VOCAÇÃO À VIDA. Um chamado à vida cristã Seguindo a Palavra, nos é dito: “Antes que você fosse dado à luz, eu o consagrei” (1,5). Consagrar significa separar, escolher. Desde o princípio Deus já nos separou para Ele, para uma missão. Vemos que a iniciativa é toda de Deus, a nós cabe apenas à resposta. O segundo chamado nos vem no batismo, no qual a nossa eleição da parte de Deus é confirmada: é a nossa VOCAÇÃO CRISTÃ. Como batizados e batizadas, somos completamente envolvidos pela graça de Deus e nos tornamos seus filhos, suas filhas, “herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo” (Rm 8,17). Recebemos a Vida, nos consagramos a Deus, mas para quê? Consagramo-nos a Deus para uma missão. E como batizados, participamos da mesma missão de Cristo. Você pode estar pensando: “Ah, mas eu não sei falar, como posso ser anunciador da Boa Nova de Jesus?” O próprio Deus tem uma resposta, pois a mesma coisa Jeremias disse ao Senhor, conforme o versículo seguinte: “Ah, Senhor, eu não sei falar, porque sou jovem” (1,6). Essa é a nossa tentação: fugir dos chamados de Deus, por medo das exigências que esses podem nos indicar. Jeremias também tentou fugir. Na época, também Ele era um jovem, e neste aspecto as coisas não mudaram. Olhos abertos para ver, ouvidos para ouvir e coração para sentir Disponibilidade para enxergar, escutar e sentir. Colocando-se por inteiro, numa atitude de atenção, uma vez que Jesus fala de diversos modos. A oração é de suma importância nesse pro- Cesso de sintonia entre os sentidos e o convite de Deus. É pela fé, somente por ela, que o caminho do Pai vai se tornando claro, iluminado, vai apresentando sentido e tornando-se verdadeiro. O Senhor sabe como nos conduzir e tocar nosso coração. Diante do que Deus nos propõe, é importante que dialoguemos com Ele, visto que espera de nós uma resposta positiva à missão que nos confia. As várias formas de responder a vocação São muitos os caminhos para os quais Deus convoca seus filhos e suas filhas. Como também são diferentes as vocações que permitem realizar as obras Dele. Podemos identifica-las especialmente em: Vocação à vida consagrada religiosa: vivenciada por pessoas que acolhendo o chamado se consagram a Deus por meio de votos religiosos, tais como pobreza, obediência e castidade. Seguem a Cristo servindo a Deus a partir de uma missão da Congregação Religiosa. Vocação sacerdotal: Pessoa que assumem o chamado de Deus e se torna representante do sagrado. Habilita-se para anunciar o Evangelho e guiar a comunidade nos caminhos do Senhor. São os presbíteros e bispos. Vocação matrimonial ou laical: São vocações vivenciadas por leigos batizados, que assumem o compromisso cristão e participam da comunidade dando testemunho da vivencia do Evangelho na Igreja. Seja através de um ministério familiar ou de ações missionárias, são diversas as formas de vida que podem assumir nesta área vocacional.

 

Lendo esse texto, você se percebe recebendo os toques de Deus? Sente-se provocada a refletir mais sobre o chamado que Deus pode estar lhe fazendo.

 

Se você quiser aprofundar mais sobre o assunto, leia “VOCAÇÃO, CHAMADO DE DEUS

À VIDA CONSAGRADA MISSIONÁRIA 

 

Cada dia Deus nos fala de diferentes formas, através das quais vamos afinando nossa vontade à Dele. Para isso é muito importante que tenhamos olhos, ouvidos e coração abertos para acolhê-Lo.